Pode haver artrite em articulações periféricas (joelhos, mãos, punhos, cotovelos) ou mesmo na coluna, que é um dos locais do corpo humano que tem maior número de articulações.
Os principais sintomas que fazem pensar em artrite são:
-
Dor articular
-
Calor local
-
Vermelhidão
-
Inchaço
-
Dificuldade de movimentar a articulação
A gota é um tipo de artrite. É de aparecimento agudo e está associada com alterações do metabolismo do ácido úrico. É mais comum em homens mas pode ocorrer em mulheres após a menopausa.
Pode estar associada ao uso de remédios como a aspirina e os diversos diuréticos. Em alguns casos se manifesta com cólica renal, diabetes e outras complicações metabólicas (colesterol e triglicerídeos elevados).
A artrite reumatóide é mais comum nas articulações de punhos, dedos, joelhos, ombros e coluna cervical.
A queixa de dor em geral está associada com rigidez matinal que é aquela dificuldade de realizar os movimentos do corpo nas primeiras horas do dia. Popularmente, costuma ser confundida com a Artrose, que também costuma se acompanhar por dores articulares, embora sejam completamente diferentes na evolução e nas formas de tratamento.
Outras doenças reumáticas que podem se acompanhar por dor articular e artrite:
-
Condrocalcinose
-
Lúpus
-
Artrites infecciosas
Em qualquer uma das formas de dor articular ou artrite, apenas uma orientação precoce e adequada quanto ao tratamento poderá evitar complicações tardias, seja quanto às deformidades ou pela prevenção do acometimento de outros órgãos.
Dicas para a artrite:
-
Aquecer as mãos, ou tomar uma ducha quente no início do dia, podem melhor a rigidez matinal.
-
Realizar atividades físicas diárias e de acordo com a sua tolerancia podem manter a vitalidade da musculatura e dos ossos.
-
Evitar o uso de remédios sem orientação médica.
-
Um bom suporte emocional, familiar ou de profissionais, é muito útil na qualidade de vida do paciente.