Pode haver artrite em articulações periféricas (joelhos, mãos, punhos, cotovelos) ou mesmo na coluna, que é um dos locais do corpo humano que tem maior número de articulações.

Os principais sintomas que fazem pensar em artrite são:

• Dor articular

• Calor local

• Vermelhidão

• Inchaço

• Dificuldade de movimentar a articulação

A gota é um tipo de artrite. É de aparecimento agudo e está associada com alterações do metabolismo do ácido úrico. É mais comum em homens mas pode ocorrer em mulheres após a menopausa.

Pode estar associada ao uso de remédios como a aspirina e os diversos diuréticos. Em alguns casos se manifesta com cólica renal, diabetes e outras complicações metabólicas (colesterol e triglicerídeos elevados).

A artrite reumatóide é mais comum nas articulações de punhos, dedos, joelhos, ombros e coluna cervical.

A queixa de dor em geral está associada com rigidez matinal que é aquela dificuldade de realizar os movimentos do corpo nas primeiras horas do dia. Popularmente, costuma ser confundida com a Artrose, que também costuma se acompanhar por dores articulares, embora sejam completamente diferentes na evolução e nas formas de tratamento.

Outras doenças reumáticas que podem se acompanhar por dor articular e artrite:

• Condrocalcinose

• Lúpus

• Artrites infecciosas

Em qualquer uma das formas de dor articular ou artrite, apenas uma orientação precoce e adequada quanto ao tratamento poderá evitar complicações tardias, seja quanto às deformidades ou pela prevenção do acometimento de outros órgãos.

Dicas para a artrite:

• Aquecer as mãos, ou tomar uma ducha quente no início do dia, podem melhor a rigidez matinal.

• Realizar atividades físicas diárias e de acordo com a sua tolerancia podem manter a vitalidade da musculatura e dos ossos.

• Evitar o uso de remédios sem orientação médica.

• Um bom suporte emocional, familiar ou de profissionais, é muito útil na qualidade de vida do paciente.

CLÍNICA APPEL

RUA DONA LAURA, 87 / 202 - MOINHOS DE VENTO - PORTO ALEGRE/RS - TELEFONE 51+ 3222-5366

© 2016 Clínica Appel.