Fratura é o grande risco e pode ser evitada.

As fraturas podem ocorrer em qualquer idade. Na maioria das vezes as fraturas relacionadas a osteoporose, ocorrem em pessoas do sexo feminino, embora possam ocorrer também em homens e, em geral, se relacionam com pequenos acidentes domésticos que resultam em quedas.

 

Os locais mais frequentes de fratura relacionadas com a osteoporose são:

 

  • Coluna vertebral

  • Membro inferior (fêmur)

  • Costelas

  • Punho

 

A importância das complicações da fratura de quadril estão relacionadas à perda da mobilidade desta pessoa pois resulta em limitação e perda da autonomia física, com evidente dependência de familiares ou de outras pessoas.

As fraturas vertebrais causam dor e podem acarretar em diminuição da estatura do indivíduo em decorrência do encurvamento da coluna. As fraturas de punho se relacionam com as quedas e pela tentativa de proteção através do posicionamento do punho contra o chão. 

 

Alguns fatores associados à Osteoporose:

1. SEXO

As mulheres são mais sujeitas à osteoporose do que os homens.

2. RAÇA

Pessoas da raça negra têm maior densidade óssea do que as de raça branca, o que pode explicar a menor frequência de fraturas osteoporóticas nesta população.

3. GENÉTICO

A incidência de fraturas osteoporóticas parecem estar relacionada com história de fraturas em outros membros da família.

4. ESTILO DE VIDA

Prática insuficiente de exercícios físicos, alimentação inadequada em cálcio, tabagismo, uso em excesso de café, chás e/ ou bebidas alcólicas.

 

 

 

 

 

 

VOLTAR

CLÍNICA APPEL

RUA DONA LAURA, 87 / 202 - MOINHOS DE VENTO - PORTO ALEGRE/RS - TELEFONE 51+ 3222-5366

                                                                    © 2016 Clínica Appel.